Conformismo: o que é, e como vence-lo

Foto: google

Editado e atualizado em 28 de abril de 2018.
        
       Conformismo é a atitude de conformar-se com tudo. Uma pessoa conformista não tem reação diante das mudanças e adversidades, apenas aceita tudo como inevitável. Não luta pelos seus sonhos, não investe em projetos, não escreve a própria história. Tal como uma folha seca é levada para a direção que o vento estiver. O seu oposto é o ativismo. Uma pessoa ativista não se deixa abater e sempre busca novas maneiras de melhorar sua vida. Sabe que tudo depende de suas escolhas e atitudes.

    Segundo Augusto Cury não existe ninguém 100% conformista ou ativista "...porque ninguém bloqueia todas as funções da inteligência ou as liberta completamente!" Cury afirma que existem pessoas com excelentes aptidões numa área da vida, mas conformista em outras. Ele salienta: "Claro que há fatalidades que não dependem de nós e sobre as quais não temos controle, devemos aceitá-las com humildade e serenidade, mas no que depender de nós, jamais deveríamos nos isentar de agir." 

Foto: ShiftGraphiX

Algumas atitudes de pessoas conformistas:

- Sempre têm uma desculpa para não fazer alguma coisa;
- Acredita que tudo o que acontece na sua vida é obra do destino, que já está todo traçado;
- Não faz escolhas e não assume riscos por medo da crítica;
- Diante de uma situação difícil se sente incapaz e não toma nenhuma atitude, fica paralisado.

Foto: Giovannid

Como vencer o conformismo?

- A primeira atitude como garante Cury é "Lucidez para reconhecê-lo e humildade para assumi-lo são fundamentais para superá-lo."

- Diante de uma nova situação não se acomode, reflita e assuma sua responsabilidade sobre sua vida;

- Lembre-se que tudo depende de sua escolhas e ações, não tenha medo de tentar, se errar, recomece, mude o rumo se precisar mas nunca desista;

- Dedique mais tempo e energia para virar o jogo e se supere;

- Seja um empreendedor, ouse, vá em busca de ferramentas que lhe possibilitem crescer;

- Não se deixe paralisar por medo da crítica, as pessoas bem sucedidas erraram muitas vezes, foram duramente criticadas, mas venceram porque não se deixaram abater e seguiram em frente;

- Acredite em você, afinal o poder de mudar e melhorar sua vida está em suas próprias mãos.

Foto: Jill111

Conclusão:

        Todo nós temos, em algum momento, uma atitude conformista. A diferença está em como nós nos posicionamos frente a ela. Se aprendermos a reconhece-la será mais fácil escolhermos o que queremos ser. Assim poderemos colocar todo esse conhecimento em prática.

          "O conformista acredita que todas as coisas são obras do destino, já o ativista acredita que o destino é uma questão de escolha. O conformista é vitima do seu passado, o ativista é autor da sua própria história. O conformista vê a tempestade e se amedronta, o ativista vê no mesmo ambiente a chuva e enxerga a oportunidade de cultivar. O conformista se aprisiona no passado, o ativista se liberta no presente." Augusto Cury



Fonte: Livro: O código da inteligência- Augusto Cury
Ed.Ediouro
Pág.48 a 52
23 comentários via Blogger
comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Hoje me sinto como se eu fosse o conformista, sem forças para sair do lugar, sem vontade de continuar, com medo de tudo, esse texto veio na hora certa para eu acordar, obrigada amiga, beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo e Cury tem cada lance e idéias geniais...beijos, ótimo dia,tudo de bom, chica ( aqui, numa loucura...entre hospital em Hamburgo Velho, chegada da Tita e guris aqui em Poa e um aniversário em SL, vamos nos dividir,rsrs )

    ResponderExcluir
  3. Vívian, Cury sempre nos levando a refletir, isso é muito bom!

    Bom final de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  4. E que eu possa escolher ser sempre ativista, mesmo que por alguns momentos eu seja conformista, mas é só por uns momentos rsss
    Beijos e ótimo sábado pra ti!

    ResponderExcluir
  5. Ñ estando 100% de acordo,gostei mt da ideia e,pelo menos,obrigou-me a pensar!
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  6. O conformismo atrasa a vida da pessoa, deixa ela parada no tempo,,,sem futuro..grande beijo de bom sábado pra ti amiga querida,,,sem frio é claro...rs...

    ResponderExcluir
  7. linda do meu coração!
    Sempre procurando nos prestigiar com os textos mais interessantes,nos fazendo pessoas grande,nas nossas conquistas...
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Vivian
    Lindo e bom para reflectir.
    Eu sou muito rebelde, não me conformo com facilidade, não me acomodo, luto, preciso disso para me sentir viva.
    Beijinho bfs

    ResponderExcluir
  9. Uma verdade incontestável, mas acredito que somos a mescla de ambos.
    Tudo esta dentro de nós mesmos, por vezes o conformismo fala alto, outras o ativismo é quem grita.
    O estado de espírito, é quem dita.

    No entanto, devemos procurar alimentar sempre o ativismo!!
    Eu acho!! rsrs

    Beijos Vivian

    ResponderExcluir
  10. Oi minha linda amiga, boa tarde!!!
    Eu amei sua escolha de hoje, e te digo algo, estou deixando de ser conformista, cansei, agora quero e vou ser ativista!!!

    Beijos com carinho no teu ♥
    Tenha um sábado de muita paz.

    ResponderExcluir
  11. Perfeitas estas palavras do Augusto Cury...que tenhamos o discernimento de escolhermos ser ativistas...bom sábado amiga...beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  12. O conformismo nos impede de caminhar. Mas costuma ser necessário, quando ainda não apreendemos o real significativo de nosso presente.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Augusto Cury, fantástico... não precisa falar mais nada...

    Vivian, bom domingo pra vcs família...

    ResponderExcluir
  14. Sensacional essa msg,Vivian!Gostei muito!Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Vivianzita, e para não nos tornamos conformistas temos que nos mexer e ir atrás dos nossos objetivos pq nada cai do céu e a vida só gira em torno do que corremos atrás para fazê-la girar :)

    Lindo findi pra vc, bjokitas com carinho meu!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Viviam querida

    Saudades daqui!
    Que texto maravilhoso esse, eu concordo com tudinho, sem tirar nenhuma virgula.
    Mas podemos nos deixar abater nunca.

    Beijos e um final de semana lindo.
    Ani

    ResponderExcluir
  17. Ah, Vivian que texto para nos deixar numa situação complicada.Haja reflexão.
    Mas menina, fiquei emocionado em voce me dar destaque em sua pagina.
    Não tenho palavras para tamanha generosidade.
    Meu muito obrigado mesmo de coração.
    Um abração.
    Bom fim de semana no carinho da familia.
    Bju de luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  18. oi vívian.

    interessante. gosto muito do cury. mas creio que nem tudo no meu futuro eu terei controle. exitem aquelas variáveis que aparecem sem estarmos esperando.

    de fato, somos autores da nossa história, mas nossa história vai contar coisas que se dependesse só de nós mesmos, não contaria.

    mas no mais, concordo com ele.

    vívian, deixe eu te falar:

    eu estou escrevendo atualmente em 3 blogues e mais um coletivo que escrevo a cada mês e não estou conseguindo atualizar sempre todos eles devido à falta de tempo.

    por isso, vou deixar de atualizar o botequim e o outro blog sobre teologia e vou voltar a postar somente no "olhar o tempo" que você já conhece, eu acho. olharotempo.blogspot.com

    talvez mais prá frente volte a criar outros blogues, já que eu sou uma metamorfose ambulante e vivo mudando tudo...kkkkkkkkkkk mas por enquanto, vai ser só lá mesmo.

    quando quiser aparecer, vai ser um prazer, como sempre. beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  19. A vida dá opçáo para todos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  20. o conformismo impossibilita qq crescimento, sufoca, mata...

    beijinhos minha linda e uma bela noite pra ti...

    ResponderExcluir
  21. oii Vivian hoje sou bem mais ativista...faço parte dessa turminha..rss..mas ja fui conformista e muito e as vezes dou uma escorrega e fico naquela..a vida é assim mesmo...muitos beijos
    titi

    ResponderExcluir
  22. Poxa, incrível seu Blog, gostei bastante, me identifiquei muito..
    Parabens pelas palavras

    Passa lá no blog quando puder
    http://essenciaego.blogspot.com/

    abraço apertado

    ResponderExcluir
  23. ótimo texto, bela reflexão, parabéns.....

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Obrigada por deixar um comentário!